sexta-feira, 12 de julho de 2019

CINEMA EM CURTAS - A ilha das mulheres

Les Glaneurs et la Glaneuse e A ilha das Flores

Hoje 12 de julho devo me referir à Carla que me compartilhou um vídeo curta metragem do cineasta gaúcho Jorge Furtado. Me lembrei do cineasta pela sua obra em longa metragem que me marcou numa época onde o cinema brasileiro estava acontecendo. Foi quado assisti "O homem que copiava" que também faz farte do meu acervo em DVD e totalmente fora de moda.
Votando ao curta do Jorge, exibido em 1998 há 30 anos, ele entristece pela sua atualidade.
Me impressionou também o fato que o filme objeto deste post (Les Glaneurs et la Glaneuse) de certa forma se aproxima do curta da Ilha das Flores sob aspecto social ainda mais urgente e escandaloso do que o registrado em relação aos catadores no campo e na cidade conforme Agnès Varda.

Vejam abaixo o filme de Jorge Furtado.


Comentário do Paulo Spachi, canal do YouTube onde tive acesso ao vídeo acima.

Este não é um documentário! Este é um curta metragem que foi gravado em Porto Alegre em 1989. Apesar de ter sido gravado há muitos anos, o problema permanece atual nas mais diversas esferas e interpretações. ATENÇÃO NOS CRÉDITOS, ao final. A qualidade desse vídeo está melhor do que os demais. Resolução maior e vídeo completo.

L´île aux femmes


Não pude evitar uma busca da França em relação ao documentário do Jorge o que me resultou (surpreendentemente, confesso) um vídeo francês de teor feminista, no mesmo estilo e narração feito há 30 anos pelo Jorge Furtado.

Vejam


Avec des extraits des films de : Chantal Akerman, Jeanne Dielman, 23 quai du commerce, 1080 Bruxelles, 1975 ; Pierre Boutron, Les Étonnements d'un couple moderne, 1986 ; Robert Bresson, L'Argent, 1983 ; Luis Buñuel, Le Charme discret de la bourgeoisie, 1972 ; Mohamed Djab, Les Femmes du bus 678, 2010 ; Marguerite Duras, La Musica, 1967 et India Song, 1975 ; Guy Gilles, Le Jardin qui bascule, 1975 ; Pierre Grimblat, Dites-le avec des fleurs, 1974 ; Craig Mccay, « The red Shoes », Subway Stories, 1997 ; Mario Monicelli, Caro Michele, 1976 ; Godfrey Reggio, Powaqqatsi, 1988 ; Alain Resnais, Muriel ou le temps d'un retour, 1963 ; Éric Rohmer, Fermière à Montfaucon, 1967 ; Carole Roussopoulos & Delphine Seyrig, SCUM Manifesto, 1976 ; Agnès Varda, Réponse de femmes, 1975

Este curta será comentado por mim em outro post pois vou buscar uma surpresa do Serge Gainsboug também

Obrigado Carla!

A+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos. Observe seu vocabulário e suas responsabilidades em não transgredir, desrespeitar ou ofender.